Estratégia de Sustentabilidade

O Processo Estratégico teve como objectivo:

  1. A identificação dos assuntos materiais de sustentabilidade no nosso negócio, resultou de 4 análises distintas:
  • Análise benchmark às práticas de sustentabilidade implementadas pelos principais players europeus deste sector.
  • Análise interna que permitiu identificar o posicionamento actual em termos de sustentabilidade da MMM Portugal.
  • Análise de documentos, estudos e sistemas de certificação ambiental de edifícios comerciais.
  • Análise dos resultados da consulta às partes interessadas, em seguida descrita.
  1. O desenvolvimento de um Modelo de Governo para a Sustentabilidade, que dotasse a organização das estruturas necessárias para a gestão dos aspectos sociais e ambientais do nosso negócio:
  • Este modelo apresenta um carácter evolutivo para os próximos 3 anos. Visa garantir a incorporação da sustentabilidade a nível corporativo e em cada um dos activos que gerimos. Tem ainda prevista a incorporação de partes interessadas externas em órgãos específicos.
  1. A criação de uma matriz de riscos e oportunidades em sustentabilidade para o modelo de negócio da MMM Portugal:
  • Esta matriz é o guia condutor para as novas ferramentas e processos de gestão sustentável e para a criação de valor através da sustentabilidade.
  1. O desenvolvimento de Princípios de Negócio que reforçam e normalizam a forma de estar da empresa e dos seus colaboradores no mercado;
  1. O desenvolvimento da Política de Sustentabilidade que apresenta uma visão holística da sustentabilidade no modelo de gestão da empresa. Esta política será consubstanciada por um plano operacional. Pressupõe ainda a integração de novas ferramentas e processos no actual sistema de gestão da empresa:
  • Estas novas ferramentas e processos serão aplicados em termos corporativos e transversalmente em todos os centros que gerimos; serão ainda desenvolvidos procedimentos específicos para a nossa cadeia de valor.
  1. O desenvolvimento de um Plano Operacional de Sustentabilidade:
  • O plano operacional de sustentabilidade será implementado a partir do 2.º semestre de 2009; este plano pressupõe a identificação de objectivos de desempenho integrados para a organização consubstanciados pelos seus indicadores de performance (KPIs).
Membro BCSD Portugal

BCSD Portugal
Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável

Modelo de Governo para a Gestão da Sustentabilidade

O modelo de governo para a Gestão da Sustentabilidade tem como objectivo:

  • Dotar a nossa empresa das estruturas organizacionais necessárias à gestão da sustentabilidade.Definir funções e responsabilidades para o desenvolvimento e operacionalização do nosso modelo de gestão sustentável.
  • Assegurar a correcta gestão dos aspectos materiais da sustentabilidade.

O que diferencia o nosso modelo de governo para a sustentabilidade

Tendo como objectivo a adopção de um modelo ajustado ao nosso negócio e às estruturas de gestão nela integradas, o nosso modelo de governo para a sustentabilidade está fundamentado nos seguintes princípios:

  • Especialização, garantindo que os membros de cada grupo de trabalho têm as competências e o conhecimento necessários para o desenvolvimento das actividades a realizar;
  • Transversalidade, dado que cada grupo de trabalho é responsável por garantir a incorporação da gestão dos aspectos sociais e ambientais na cadeia de valor da MMM Portugal;
  • Operacionalização: a composição dos grupos de trabalho, com responsáveis corporativos e de cada um dos espaços comerciais que gerimos, procura garantir que os princípios, políticas e processos de gestão são coerentes com a realidade operacional de cada centro comercial; o modelo de governo criado pressupõe ainda a integração de representantes da nossa cadeia de valor nos órgãos que o integram.
Princípios do Negócio

Os princípios de negócio que nos orientaram desde o início, foram desenvolvidos através da participação e colaboração de todos os colaboradores da empresa. Estes representam a formalização da nossa cultura e experiência, na forma como nos apresentamos em todas as situações de trabalho, perante todas as partes interessadas e na prossecução dos nossos objectivos de negócio. Pretendemos com esta formalização comunicar de forma eficiente com todos os que desejam cooperar connosco, como colaboradores, parceiros, clientes accionistas ou fornecedores.

1. Construir Relações de Confiança

A essência da nossa organização passa pela atitude e paixão dos nossos colaboradores na gestão dos centros comerciais sob nossa responsabilidade, pela partilha e procura de conhecimento, pela inovação e criatividade em fazermos mais e melhor, pela exigência e rigor com que encaramos os desafios do nosso trabalho. Todas estas premissas são essenciais para a construção do nosso activo mais importante: a confiança.

2. Respeitar as Pessoas,o Mercado e o Ambiente

Desenvolvemos o nosso negócio tendo, como referência, a Carta dos Direitos Humanos, a legislação nacional e os regulamentos aplicáveis ao nosso negócio. Pretendemos responder às expectativas do mercado e da comunidade que nos rodeia, considerando, simultaneamente, o respeito pelo ambiente. É a ambição de superar estes padrões que nos faz evoluir continuamente, em busca da excelência.

3. Criar Valor para os nossos Lojistas, Proprietários e Visitantes

Procuramos o sucesso da nossa actividade no longo prazo. Ao valorizarmos continuamente os nossos activos asseguramos o retorno para o proprietário, a viabilidade económica dos nossos lojistas e a satisfação das necessidades de quem nos visita diariamente.

  • Gerimos os activos numa perspectiva integrada e global, oferecendo ao proprietário rentabilidades acima das expectativas do mercado, tendo o médio e longo prazo como horizonte para as nossas estratégias de valorização;
  • Procuramos satisfazer os nossos visitantes, criando espaços atractivos e seguros onde disponibilizamos produtos e serviços que almejam superar as expectativas do consumidor, proporcionando momentos de consumo e de lazer;
  • Estabelecemos com os nossos lojistas relações de proximidade. Procuramos que o seu envolvimento na gestão dos activos seja promotora da viabilidade e desenvolvimento dos seus negócios.

4. Promover Parcerias de Longo Prazo

A viabilidade da nossa actividade está dependente das relações que mantemos com todas as nossas partes interessadas. Procuramos estabelecer relações de longo prazo, promovendo o envolvimento dos nossos prestadores de serviço e das instituições da comunidade local.

  • Procuramos desenvolver com os nossos prestadores de serviço parcerias de longo prazo, procurando seleccionar entidades alinhadas com o nosso compromisso para com a sustentabilidade;
  • Procuramos integrar-nos harmoniosamente na comunidade local que é impactada por cada um dos nossos activos, num espírito de abertura e cooperação. Ambicionamos criar relações sociais e comerciais profícuas e duradouras, que contribuam para a qualidade de vida e bem-estar das comunidades envolventes.
Relatório de Sustentabilidade